Boa Noite Itapura! sábado, 24 de junho de 2017

Itapura

NotíciaMeio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 07 de Agosto de 2013

Campanha de coleta de óleo de fritura usado

Colabore com a Campanha de Coleta de óleo de Fritura Usado. Troque 2 garrafas PET (4 litros) de óleo de fritura usado por uma embalagem (900 ml) de óleo novo. Você ganha e o Meio Ambiente agradece!

Ponto de Troca: Ao lado da Vaca Mecânica

Horário: das 8:00 às 11:00 hs e das 13:00 às 18:00 hs

Descarte inadequado do óleo

Grande parte da população ainda não sabe o que fazer com o óleo residual de cozinha e acaba descartando-o de forma inadequada – jogando na pia, ralo, quintal – o que provoca impactos ambientais sérios.

Veja os prejuízos que o óleo residual de cozinha descartado de forma incorreta causa ao meio ambiente:

Na terra

Causa a impermeabilização do solo, impedindo a infiltração da água. Isso destrói a vegetação e colabora para aumentar o drama das enchentes.

Na água

Cada litro de óleo contamina 20 mil litros de água. Ao descartamos na pia, ele chega, por meio dos encanamentos, aos córregos, rios e mares onde flutua, impede a entrada de luz e oxigênio, altera o ecossistema e extermina muitas espécies de vida aquática.

Na sua casa

Quando jogado no ralo ou na pia, o óleo residual de cozinha provoca entupimentos nos encanamentos.
Sem contar que essa pratica contribui muito para aumentar a proliferação de ratos, baratas e outros vetores transmissores de doenças.

Na rede de esgoto

O óleo de cozinha usado jogado em pias, ralos e vasos sanitários aumenta o custo de manutenção das redes de esgoto. E, esse custo sai dos nossos bolsos. Sem contar que para fazer a manutenção abrem-se buracos em nossas ruas, causando transtornos também para o trânsito. Uma simples mudança de comportamento, destinando adequadamente o óleo de cozinha usado, amenizaria todos estes problemas.

No planeta

O óleo se degenera sobre a água e gerando grandes quantidades de gás metano, em um processo semelhante ao que ocorre nos lixões e aterros sanitários. Isso contribui sobremaneira para o efeito estufa.

voltar para a listagem de notícias...

Telefones PúblicosTELEFONES PÚBLICOS
CENTRO DE SAÚDE